segunda-feira, 15 de julho de 2013

Otimizando superfície de moagem

Como utilizar uma ferramenta de controle para otimizar o seu processo?

Quando o produto passa entre dois rolos de moagem, ocorre a redução de partículas maiores em partículas menores, quanto mais fina e homogênea for a camada de produto, melhor será o ataque dos rolos sobre este produto,
O produto uma vez reduzido á granulometria de farinha normalmente < 200 microns, deve ser direcionado a rosca de coleta de farinha, e seguir para o ensaque.
Algumas variações de carga, umidade, desgaste natural, telas soltas, fazem que o peneiramento de determinada passagem não seja completo, isto é, a quantidade de farinha que deveria ser peneirada dentro da determinada passagem não está sendo retirada, consequentemente esta farinha, que já está na granulometria ideal para o ensaque, volta para o banco de cilindros juntamente com o rechaço da peneira de farinha, prejudicando assim a moagem do produto que ainda necessita de nova redução.
Normalmente temos em nosso diagrama de moagem diversas passagens de plansifter jogando para um determinado banco; Ex: C1 recebe de  DIV1/2 –R1 – R2, misturando entre si antes da chegada ao globo do cilindro, dificultando assim a mensuração da quantidade real de farinha que está misturada ao produto, por isso, devemos extratificar esta leitura  por passagem de compartimento e assim mensurar cada passagem individualmente.

Método para mensuração da quantidade de enfarinhamento da passagem:
Coleta-se 200 gramas do produto mais fino do compartimento “exceto a farinha” e peneira-se na peneira mais fechada do compartimento, durante dois minutos, observando sempre a farinha resultante desta peneiração.

Observações:
O enfarinhamento ideal deve ser entre 2% a 5% pois:
Enfarinhamento muito baixo tendendo a 0, sinal de sob-peneiração, podendo estar pigmentando a farinha pois, a farinha já acabou e ainda precisa percorrer um caminho sobre a peneira.
Enfarinhamento  acima de 6% é sinal de sobre-peneiração, onde acaba o caminho do produto percorrer e ainda há farinha em meio ao produto.

Como corrigir enfarinhamento acima ou abaixo do estabelecido?
Verificando situação das telas e sistema de limpeza.
Verificando possibilidade de abertura ou fechamento da tela.

Verificando carga do moinho.