sexta-feira, 25 de maio de 2018

FUNÇÕES DO MOLEIRO CHEFE



Um moleiro chefe é um mestre dos detalhes do processo de moagem.
Os deveres do moleiro chefe e como eles são executadas são essenciais  para o sucesso de qualquer moinho. Essa pessoa, que trabalha diretamente com o gerente de fábrica, é responsável pela operação da fábrica a partir de técnicas de engenharia.
De muitas maneiras, o planejamento, conhecimento de sistemas de computadores, enfim o trabalho do moleiro deve ser estreitamente alinhado à economia, juntamente com o gerente de manutenção, e o gerente do laboratório.
O moleiro deve estar alinhado com os setores de compra de trigo, qualidade, vendas, transportes, recursos humanos e gerente geral da fábrica.
Engenheiro de processos. Rami Flamer

DETERMINANDO MESCLAS DE TRIGO



O moleiro chefe deve determinar as mesclas de trigo a serem moídas, determinando a quantidade precisa para cada tipo de trigo alinhando com qualidade e preço.

Em pequenas fábricas (ou seja, até 300 toneladas não é uma tarefa fácil devido ao preço da matéria prima) e às vezes em meio das condições de compra do moinho.
O moleiro, por outro lado deve conseguir aliar os custos e a qualidade, sendo que o valor da matéria prima pode representar em até 80% das despesas da fábrica.
Basicamente, o moleiro chefe é responsável pela produção de produtos de alta qualidade e, normalmente, para os quais é necessário uma mescla cara.

Para poder atender as demandas, e gerando rentabilidade para o moinho, o moleiro deve trabalhar ao máximo com a matéria prima que dispõe, com um percentual máximo de extração e com um consumo mínimo de energia.

Com o aumento da tecnologia, qualquer um que aspira tornar-se um moleiro chefe, primeiro necessita ter muita experiência com o trabalho geral do moinho, sendo preparado desde o chão de fábrica na parte operacional, trabalhando com a matéria prima e conhecendo todos os detalhes do processo.

Este tipo de conhecimento é de valor inestimável, pois com a experiência pode tomar decisões quanto á melhor utilização de um tipo de farinha a fazer dentro do moinho.
ATENDER AS DEMANDAS DOS CLIENTES

Tendo o conhecimento e a prática de trabalho no chão de fábrica ele pode trabalhar a fim de atender a demanda de produtos de seus clientes.
Isso pode ser difícil, porque a qualidade dos grãos nem sempre é constante devido às mudanças no genótipo do trigo. Fatores como o teor de glúten e qualidade, falling number, a dureza de grãos variam lote a lote.
GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO

Diariamente o moleiro chefe tem de gerir o moleiros e proporcionar-lhes a programação diária para atender a produção com base nos produtos necessários para o departamento de vendas. O moleiro precisa calcular o tempo de descanso necessário para a farinha antes de sua comercialização para dar o tempo de maturação da farinha.

Sempre deve trabalhar com FIFO- First In, First Out - Primeiro produto que produz deve ser o primeiro a sair, isso normalmente representa um período de dois a três dias.
O moleiro chefe também supervisiona os moleiros de turno, de modo que eles possam atender as necessidades de demanda e manter em andamento todas as manutenções e trabalhos técnicos necessários para o bom andamento do processo.
Para manter todos os moleiros no mesmo ritmo o moleiro chefe deve revisar o planejamento de produção e deixá-los informados de quaisquer alterações no mesmo.

Diariamente o moleiro chefe deve gerenciar toda a documentação que é preenchida pelos moleiros de turno, estar atualizado quanto as mudanças realizadas e eventuais problemas técnicos encontrados no processo, e deve estar preparado para resolver tudo aquilo que os moleiros de turno não conseguiram solucionar.



Deve acompanhar de perto o desempenho da fábrica, percentuais de extração, saída de farinha, liberação das mesmas junto ao laboratório, etc.

Após cada mudança no diagrama deve certificar que o desempenho da fábrica está correto. Se há muita diferença entre o desejado e o realizado, então o moleiro precisa primeiramente buscar um estudo especializado para então assumir o compromisso de ser o moleiro chefe.
Estes estudos de alto nível também incluem devido a necessidade da indústria moderna de alimentos a matemática, física, conhecimento de matérias-primas, adquirindo este conhecimento, precisa ajustar o moinho, até que os valores pretendidos sejam alcançados.

Às vezes, quando há desgaste nos rolos de moagem, o moleiro chefe tem de mudar os rolos.
Um sinal de que os rolos precisam ser trocados é quando se torna difícil de executar raspagem do farelo ou a redução das partículas de endosperma.

Às vezes, uma taxa baixa extração ocorre devido a problemas na regulagem do sistema. Se isso acontecer, é trabalho do moleiro chefe identificar o problema e resolvê-lo.
Manter o equilíbrio / ganho de moagem.

O moleiro chefe tem que assegurar que a produção de farinha esteja correta sempre atendendo a necessidade do cliente. Se ocorrer um problema, saber gerenciar a situação.



Para garantir um bom % de ganho na moagem, o moleiro chefe deve gerenciar de perto a % de adição de água no processo e o tempo de repouso do trigo, pois isso tem grande impacto na eficiência de extração X eficiência energética.
Estar sempre alinhando com o gerente da qualidade verificando quais são os limites de umidade que podem ser atingidos, sem influenciar no shelf life do produto.

O moleiro deve trabalhar a fim de cumprir todas as exigências do mercado ,a fim de monitorar dados e fazer melhorias, Cumprindo as normas para produção de alimentos a fim de que possa satisfazer seu clientes.(HACCP)

O moleiro chefe tem como obrigação encontrar os desvios do processo de moagem, corrigir e informar ao gerente da fábrica, Precisa estar acompanhando diariamente a produção para estar ciente dos desvios que ocorrem, e estar em contato constante com o laboratório para a tomada de decisões de forma rápida e segura.
Deve realizar reuniões regulares com os moleiros de turno com o intuito de corrigir os desvios, definir ações e cobrar melhorias no processo, para atender as especificações dos clientes.

A maneira da qual são tratados quaisquer desvios de especificações são críticas para o sucesso de um moinho.

É necessário uma boa comunicação entre o moleiro chefe e o gerente da qualidade, para sinalizar quais são os parâmetros que estão fora da especificação do cliente, e tratar de maneira a garantir que o cliente não receba um produto fora da sua especificação.
Também o moleiro deve estar em contato com o chefe do armazém, para assim saber exatamente a quantidade e em qual silo ou embalagens estão os produtos fora da especificação e em conjunto com a qualidade dar o destino correto para o determinado produto.
Cronograma de manutenção preventiva.

O moleiro chefe e o gerente de manutenção tem que planejar programação de manutenção preventiva para todas as máquinas do moinho, para ajudar a manter a qualidade e para minimizar despesas e tempo de paradas.

Em caso de "quebras" a manutenção, deve tomar providências para o reparo necessário, coordenadas tanto pelo moleiro e o gerente de manutenção.
Cuidar de todos os dispositivos de segurança para o trabalho é outro importante ponto a observar, a fim de documentação (assinado e datado), para que produção possa continuar sem obstáculos e sem que possam ocorrer acidentes.
Planejamento programação de limpeza.

O moleiro também é responsável pelo planejamento de um Cronograma de limpeza para as máquinas - no interior e no exterior - além de todas instalações.

O moleiro chefe ou gerente de qualidade também precisa estar em contato com uma empresa de controle de pragas para o serviço regular.

MILLING MAGAZINE Digital edition Terceiro Trimestre de 2009 33 Traduzido by google.