terça-feira, 22 de abril de 2014

CONTROLE DA POEIRA




CONTROLE DA POEIRA

Poeira de grãos é uma parte inevitável da movimentação e armazenagem de grãos e que deve ser tratada com as melhores práticas de gestão, a fim de garantir a segurança e prevenir problemas de saúde, pois o grão podre contém grandes quantidades de poeira e bactérias além de ser altamente inflamável e pode explodir se o tiver concentração suficiente no ar ou se acumular sobre uma superfície.

Poeiras: são partículas com diâmetro entre 1 a 100 mícrons. São produzidas geralmente pelo rompimento mecânico de partícula inorgânica ou orgânica, seja pelo simples manuseio de materiais ou em consequência do processo de moagem, trituração, peneiramento e outros; o mesmo que pó; Poeira agrícola: qualquer material agrícola sólido, finamente dividido em partículas de 420 mícrons ou menos de diâmetro, que apresente um risco de incêndio, quando disperso e inflamado no ar;

A poeira das operações de manuseio de grãos pode ser uma mistura de partículas de grãos, solo, plantas, fungos, bactérias, resíduos químicos agrícolas e resíduos de insetos, roedores e / ou aves, a poeira pode variar, dependendo do tipo do grão, as condições de crescimento, como o grão foi colhida, armazenada e processada. Uma explosão de pó de grãos inclui quatro elementos básicos: o combustível (partículas de poeira); oxigênio; confinamento (silos, galerias de navios, silos, calhas, transportadores de arraste fechados); e uma fonte de ignição (curto-circuitos, eletricidade estática, isqueiros, rolamentos superaquecidos, fricção, lixadeiras ou dispositivos de solda, faíscas moinhos, etc.) A natureza explosiva de pó varia de acordo com o tipo de grão e concentração explosiva mínimo do pó ( MEC), uma medida de tamanho de partícula e natureza da energia. A MEC varia dependendo do tipo de cereal, mas um nível MEC crítica pode ser alcançada em um tempo muito curto. Manter os níveis de poeira abaixo do MEC reduz o risco de explosão.
Clouds of dust rise Monday from a collapsed grain bin holding tons of wheat in Wray.       

Além das questões de segurança óbvias, poeira de grãos podem causar sérios problemas de saúde para as pessoas expostas.Se inalado, o pó de grãos pode causar problemas pulmonares como tosse, falta de ar, chiado, asma, bronquite crônica, e alergias. Os problemas gastrointestinais também podem ocorrer, juntamente com as erupções cutâneas, irritação nasal, febre e inflamação de grão da membrana que reveste as pálpebras. Algumas pessoas podem ser extremamente sensível ao pó, enquanto outros podem ser capazes de resistir a várias exposições antes de mostrar qualquer sensibilidade. Três tipos gerais de práticas podem ser usados ​​para reduzir o acúmulo de poeira e de emissões na manipulação e processamento de grãos, incluindo modificações de processo, sistemas de captura / coleta e sistemas de supressão de óleo. Controlar as emissões de poeira de grãos irá proporcionar um ambiente de trabalho mais limpo e seguro para os funcionários do local, bem como a fábrica em geral.

Modificações no Processo

Uma das principais formas de geração de poeira é quando há uma grande distância de transporte até de queda do grão atinge o ponto de recepção. Uma redução substancial das emissões pode ser conseguido através da redução das distâncias de queda livre, e as velocidades de grãos de cereais, instalando amortecedores entre os intervalos, porém geram pontos de infestação. Trabalhar na operação da moega sempre com as portas fechadas, para não criar um túnel de vento", que espalha a poeira por todo o ambiente, ou instalando cortinas para evitar o dissipamento do pó ao redor da moega. Instalar filtros de mangas e canais de aspiração, colocação de retentores em transportadores.Usando ventiladores de aeração o mínimo possível durante o carregamento de grãos em silos de armazenamento, Controlando a velocidade de equipamentos de movimentação de grãos, mantendo correias transportadoras na velocidade mínima necessária.

Há ainda outra solução que é de utilizar um sistema de Contenção Mecânica de pó (CMP) sob as grelhas da moega que impede o pó de sair para fora das moegas, retendo-o internamente e com apenas uma tubulação de escape que o direciona ao Filtro de Mangas onde é separado o pó do ar. Preferencialmente o filtro de mangas é localizado na parte externa da casa das moegas. Instalação de dispositivos para captura do pó após os mesmos estarem em suspensão. Dispositivos típicos usados ​​no manuseio e processamento de grãos são ciclones (coletores mecânicos) e filtros de mangas. Ambos os dispositivos devem ser adequadamente operados e mantidos de fazer um trabalho eficaz. Se as mangas estiverem rasgadas ou furadas, podem causar uma maior emissão até ser arrumado.

Ciclones tendem a recolher uma percentagem mais elevada de partículas maiores, o que pode ser retornado para a corrente de grãos. As partículas mais pequenas, tipicamente passar através do ciclone para o filtro, onde são recolhidas para eliminação de alguma outra maneira. Verifique o equipamento diariamente para o bom funcionamento e corrigir os defeitos rapidamente para minimizar a quantidade e a duração do excesso de poeira, mantendo um cronograma de manutenção regular dos equipamentos de controle, e manter registros de equipamento com informações como datas de inspeções, procedimentos de manutenção e substituições. Todas as edificações e estruturas onde exista o risco de explosão de pó devem contar com dispositivos de alívio de explosão, equipamentos, dutos, silos de pó e coletores no interior dos quais a poeira fica confinada, devem ser dotados de alívio explosão, devidamente dimensionados, de acordo com as normas técnicas.



Manutenção

Manter as manutenções preventivas dos equipamentos em dia é uma das melhores maneiras de garantir as emissões de poeira são controlados.Certifique-se de equipamento é operado de acordo com as instruções do fabricante. Isto é especialmente verdadeiro para os secadores de grãos, o que pode ser a fonte de muitas reclamações de vizinhos. Inspecione telas secador antes de cada partida, e não exceder a capacidade recomendada para a quantidade de grãos passando pelo secador. Em outras áreas do elevador de grãos, não se esqueça de realizar inspeções regulares em todos os equipamentos e fazer os reparos necessários imediatamente. Limpe áreas interiores e exteriores, tais como pisos, telhados e decks para evitar o acúmulo de palha e poeira que pode explodir ao redor. Além disso, limpar toda a área, valas e restrições conforme necessário, para evitar o acúmulo de grãos, farelo e grão de poeira, todos os derramamentos de grãos em calçadas ou vias de acesso devem ser limpos.


www.world-grain.com/Susan Reidy// moagemdetrigonet